Quais cuidados devo ter ao financiar um imóvel?

Financiar um imóvel é bem diferente do que parcelar uma compra em 10x sem juros, não é mesmo? Quais cuidados devo ter ao financiar um imóvel? Esta é uma pergunta que muitos brasileiros têm quando vão comprar uma casa nova ou um apartamento dos sonhos com uma bela vista da cidade. 

Por onde devo começar? Devo dar uma entrada e financiar o restante? É mais vantajoso comprar pronto ou direto na planta? Calma, vamos destacar os cuidados iniciais que você deve ter antes de realizar a compra e definir um planejamento para decidir o que será melhor para você e sua família. Confira algumas dicas! 

Tipo de imóvel

Antes de tudo, você precisa saber o que você está procurando. Quantas pessoas irão morar com você? Quer um bairro que seja mais próximo do serviço ou da escola das crianças? Casa ou apartamento? Precisa de garagem para quantos carros? 

A partir destas perguntas você tem que ter em mente que os gastos de um apartamento incluem condomínio, coleta de lixo e outros gastos que você não teria com uma casa. Porém, é mais seguro. A questão do deslocamento para o serviço, se for próximo você não gasta com transporte, se for longe, mais um gasto! Por isso, a decisão é muito particular. 

Pesquisa da empresa ou imobiliária vendedora

É sempre bom pesquisar de todas as formas possíveis de quem você está comprando. Não fazemos isso com uma empresa de turismo para saber se o atendimento é bom? Se o hotel que você vai ficar hospedado garantem sua segurança e estadia? Na compra do imóvel é a mesma coisa. 

Verifique se a construtora está credenciada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), assim como os arquitetos e engenheiros responsáveis pela obra, consulte a empresa em órgãos de defesa do consumidor para ver se há reclamações e verifique se ela responde a alguma ação judicial. Além disso, faça uma pesquisa organizada de diferentes empresas e construtoras para comparar as taxas de juros e analisar qual cabe no seu bolso. Muitas vezes, as taxas mais altas nem sempre prestam um serviço de qualidade. 

Finanças e empréstimo

Você deve estar preparado para o que vai vir, pois se você buscar um banco para realizar o financiamento deve estar ciente que a exigência de documentos e comprovações são grandes.

É importante ir até o banco captar as informações e separar todos os documentos que serão necessários para realizar o financiamento, bem como a renda exigida para que seja feito o contrato. O ideal é que seja 25% da renda mensal comprometida com o financiamento. 

Uma opção bacana é optar por uma parcela maior no começo e diminuir o tempo do empréstimo, mas se isso não for possível fique atento às taxas de juros cobradas para ver se cabe no seu orçamento. 

Contrato

Sabemos que entender um contrato, ainda mais sendo imobiliário, é uma etapa que demanda tempo e conhecimento. Por isso, fique atento à todas as exigências contidas nele e verifique as taxas uma por uma. Alguns contratos costumam ocultar taxas ilegais que poderiam ser previamente negociadas. 

Muitas vezes pode ocorrer uma cobrança de assessoria da construtora ao financiado sem nem ter sido avisado e, até mesmo, a obrigação de realizar o financiamento por um banco específico da construtora. 

Demais custos 

Agora que você já está por dentro de como funciona a compra de um imóvel e o que você deve analisar antes de efetivar a compra, precisamos falar dos demais custos. Se você pensou que era só pagar as parcelas, se enganou. Vamos aos principais, pois se pensados previamente não teremos problemas, né? 

 

  • Taxa de avaliação do imóvel: paga para um engenheiro, por decisão do banco, para avaliar as condições do imóvel e estipular o valor de mercado;
  • Avaliação e preço da venda: se o banco avaliar um valor abaixo do que vale o imóvel, você terá que arcar com a diferença; 
  • Valor de entrada: o percentual financiável pelos bancos varia de 90% para imóveis novos e 70% para usados;
  • Taxa de Abertura de Crédito (TAC): cobrada pelos bancos para conceder qualquer crédito;
  • Imposto Sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI): transferência de propriedade do imóvel, pode variar conforme a localização do bem.
  • Escritura pública e registro: o comprador fica responsável por registrar e escriturar o imóvel. 

Agora você já pode começar a procurar a sua casa dos sonhos! Com estas dicas valiosas ficou claro que demanda tempo. Por isso pesquise, se informe, avalie e questione. Boa compra! 

Ficou com dúvidas de quais cuidados você deve tomar antes de financiar um imóvel? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo! Entre em contato pelo WhatsApp através do link http://bit.ly/2QNAOg4

(Visited 30 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *